terça-feira, 31 de maio de 2011

Emissões em 2010 ameaçam meta de combate a aquecimento global

     As emissões internacionais de gases responsáveis pelo efeito estufa bateram recorde histórico no ano passado. Esse fato coloca em dúvida o cumprimento da meta de limitar o aquecimento global em menos de 2 graus, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (30) pela Agência Internacional de Energia (AIE).
       De acordo com a Agência, as emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa, cresceram 5% no ano passado em relação ao recorde anterior, em 2008. Em 2009, as emissões haviam caído graças à crise financeira global, que reduziu a atividade econômica internacional.
         A quantidade de CO2 emitida no mundo, segundo os cálculos da AIE, atingiu 30,6 gigatoneladas no ano passado – um aumento de 1,6 gigatonelada em relação ao ano anterior. De acordo com a AIE, os países considerados desenvolvidos foram responsáveis por 40% das emissões totais em 2010, mas responderam por apenas 25% do crescimento global das emissões.
     Já países em desenvolvimento, principalmente China e Índia, registraram um aumento muito maior de suas emissões, acompanhando seu crescimento econômico acelerado. Quando consideradas as emissões per capita, no entanto, os países desenvolvidos tiveram uma emissão média de 10 toneladas por pessoa, enquanto na China foram 5,8 toneladas per capita e, na Índia, 1,5 tonelada.
 
                                                         
 
Noticia retirada do site: 
 
 
                                                                                                                      Grupo 5- Maria Tourinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário