quinta-feira, 14 de abril de 2011

Segurança Alimentar

          Segurança alimentar é um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos visando determinadas características:  físico-químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas, segundo as quais os alimentos seriam adequados ao consumo.
          Um  conceito importante da segurança alimentar é a garantia de um alimento saudável , e os “perigos” podem ser de origem biológica, química ou física.
  Perigos Biológicos:
O perigo microbiológico é o que representa mais risco a segurança dos alimentos,já que os microorganismos são invisíveis a olho nu. Em algums alimentos existem determinados microoganimos, que geralmente tem funções especificas como fermentação,sendo assim, úteis.Outros podem causar deterioração dos alimentos,causando doenças ou mal-estar ao ser humano.

Perigos Químicos: Os perigos químicos podem causar efeitos de grande gravidade no homem. As substância tóxicas de ocorrência natural ou não, e as substancias vindas de outros alimentos fazem parte dessa categoria.


.
Perigos Físicos:
Os perigos físicos são  facilmente evitáveis através da aplicação correta e adequada de boas práticas de fabricação. No entanto, a contaminação de um produto por um perigo físico associa-se muitas vezes uma contaminação microbiológica.

Feito pelo Grupo 1(Catharina, Daniel, Maria Clara,Maria Cardoso e Ricardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário